Trump diz que vai derrubar as recentes mudanças de ethos de ‘sexo neutro’ da Navy SEALs: “Vou anular esta ordem ridícula imediatamente!”

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tuitou na quinta-feira (1) que iria reverter uma decisão da Marinha que mudou o ethos da NAVY SEALs e o credo da Tripulação de Combatentes de Operações Especiais (SWCC – Special Warfare Combatant-craft Crewmen) para ser “neutro” em termos de sexo, após o site American Military News relatar as mudanças na segunda-feira (28).

“Vou anular esta ordem ridícula imediatamente!”, escreveu Trump no Twitter, com link para um tweet referenciando a matéria do American Military News.

As alterações nas práticas e valores da Navy SEAL – uma das principais Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos – removeram termos como “homem”, enquanto o credo da SWCC foi alterado da mesma forma, com uma referência à unidade de barco de elite da Marinha como uma “irmandade” (brotherhood) sendo alterado para um “grupo de combatentes marítimos”. No Inglês, o termo “brotherhood” faz o uso da palavra “brother”, que é traduzido como irmão (no masculino). Outros termos modificados foram: “homem comum” para “cidadãos comuns”; “homens” para “todos”; “eu sou aquele homem” para “eu sou aquele combatente”.

O SEAL aposentado Eddie Gallagher chamou a atenção para a mudança nas declarações de ethos em uma postagem no Instagram de sexta-feira (25). Gallagher compartilhou uma captura de tela de uma imagem mostrando um memorando, aparente de 3 de agosto, em que o Contra-Almirante Collin P. Green, comandante do Comando Naval de Operações Especiais dos Estados Unidos, aprova as mudanças. Green disse que as mudanças foram feitas “para refletir melhor nossas posições agora e no futuro”.

O porta-voz do Comando Naval de Operações Especiais dos Estados Unidos (NSWC), Tenente Comandante Matthew Stroup confirmou as mudanças de ethos e credo em uma declaração enviada por e-mail ao American Military News na segunda-feira.

“O Comando Naval de Operações Especiais continua a desenvolver deliberadamente uma cultura de excelência tática e ética que reflete a nação que representamos e que se baseia nos talentos da força totalmente voluntária que atende aos padrões de qualificação como um SEAL ou SWCC”, disse Stroup.

Stroup disse que as mudanças no ethos e declarações de credo foram feitas para cumprir as mudanças na lei que abrem o potencial para as mulheres ingressarem nas unidades militares de elite.

“As versões anteriores do Ethos da SEAL e da SWCC  foram escritas antes da lei, permitindo que as mulheres servissem como operadoras no Comando Naval de Operações Especiais. As mudanças não refletem de forma alguma a redução dos padrões de entrada, mas garantem que todos aqueles que atendem aos requisitos para treinar para se tornar um SEAL ou SWCC sejam representados no ethos ou credo que vivem. Isso melhora a postura da força SWCC, garantindo que utilizemos o maior conjunto de talentos disponível.”

No entanto, Stroup confirmou que “até agora, nenhuma mulher concluiu os canais de treinamento de qualificação SEAL ou SWCC.”

Em 2019, pela primeira vez uma mulher concluiu a avaliação e seleção de oficial da Navy SEAL da Marinha, mas não fez o teste. Até o momento, nenhuma mulher conseguiu passar pelo famoso Treinamento Básico de Demolição Subaquática SEAL, BUD/S, de 24 semanas.

O BUD/S é um curso de treinamento de 24 semanas que desenvolve a resistência física e mental dos candidatos à SEAL e suas habilidades de liderança. Cada fase BUD/S inclui testes de condição física cronometrados, com os requisitos de tempo se tornando mais exigentes a cada semana. O curso de treinamento consiste em uma orientação de três semanas seguida por três fases, cobrindo condicionamento físico (sete semanas), mergulho de combate (sete semanas) e guerra terrestre (sete semanas), respectivamente. Oficial e pessoal alistado passam pelo mesmo programa de treinamento, que é projetado para desenvolver e testar sua resistência, liderança e capacidade de trabalhar em equipe.

 

Treinamento Básico de Demolição Subaquática SEAL, BUD/S, de 24 semanas.

Treinamento Básico de Demolição Subaquática SEAL, BUD/S, de 24 semanas.

Treinamento Básico de Demolição Subaquática SEAL, BUD/S, de 24 semanas.