Trump diz que não vai perder seu tempo com debate virtual: “Isso é ridículo!”

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não participará do segundo debate presidencial contra o candidato democrata Joe Biden, depois que a Comissão de Debates Presidenciais anunciou que o formato do segundo debate seria alterado de um evento presencial para um virtual.

“Não vou perder meu tempo com um debate virtual, não é disso que se trata o debate”, disse Trump em uma entrevista para a Fox Business. Trump criticou a ideia do debate virtual, dizendo: “Você se senta atrás de um computador e faz um debate, isso é ridículo”.

A mudança no formato do debate ocorre depois que Trump, na semana passada, testou positivo para covid-19 e passou três dias hospitalizado no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed. Trump disse que recebeu uma ligação sobre a mudança no formato do debate “dois minutos” antes de sua entrevista para a Fox Business.

A Comissão de Debates Presidenciais (CPD) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (8), anunciando a mudança.

“A fim de proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos no segundo debate presidencial, agendado para 15 de outubro de 2020, a Comissão de Debates Presidenciais (CPD) anunciou hoje o seguinte: O segundo debate presidencial terá a forma de uma reunião municipal , em que os candidatos participariam de locais remotos diferentes ”, dizia a declaração do CPD. “O Pool da Casa Branca fornecerá cobertura para o segundo debate presidencial.”

Desde sua libertação de Walter Reed na segunda-feira (5), Trump disse que estava pronto para o debate, conforme planejado em Miami, na Flórida.

Na terça-feira, Trump tuitou: “Estou ansioso para o debate na noite de quinta-feira, 15 de outubro em Miami. Vai ser ótimo! ”

Na quarta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, tuitou, “Uma atualização de quarta-feira do médico do presidente Donald Trump”, que observou que Trump estava sem febre há quatro dias e sem sintomas por 24 horas.

Durante sua entrevista nesta quinta-feira (8), Trump disse que as regras foram alteradas para beneficiar Biden.

“Eles estão tentando proteger Biden”, disse Trump. “Todo mundo está.”

A equipe da campanha de Trump também divulgou um comunicado criticando a mudança de regra.

“O Presidente Trump ganhou o primeiro debate, apesar de um moderador terrível e tendencioso como Chris Wallace, e todos sabem disso. É patético que as criaturas do pântano na Comissão de Debate Presidencial corram em defesa de Joe Biden cancelando unilateralmente um debate em pessoa”, disse o gerente de campanha de Trump, Bill Stepien. “Não é disso que se tratam os debates ou como são feitos. Aqui estão os fatos: O Presidente Trump postou vários testes negativos antes do debate, portanto, não há necessidade dessa declaração unilateral. A segurança de todos os envolvidos pode ser facilmente alcançada sem cancelar a chance de os eleitores verem os dois candidatos frente a frente.”

Assista à entrevista de Trump para a Fox Business (em Inglês):