A Bahia ultrapassou os 8.000 casos confirmados de coronavírus e chegou à marca dos 8.128 diagnosticados com a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (Sesab), 281 pessoas morreram, 2.085 pacientes estão recuperados e outros 5.762 continuam monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

A instituição destaca que o número de novos casos registrados nas 24 horas não representa a quantidade de pessoas infectadas neste período. Isso porque a integração das bases de dados com o Ministério da Saúde, em virtude do sistema criado pelo órgão federal desde 27 de março, não permitiu que os estados tivessem acesso às informações nominais notificadas pelas unidades de saúde diretamente ao Ministério. 

O governo estadual desenvolveu um software de integração que tornou possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do ministério da saúde e consolidá-las de forma confiável. Agora, todos os casos lançados serão integrados, inclusive as notificações de síndromes gripais.

Além dos casos confirmados laboratorialmente, serão contabilizados os diagnósticos atestados por critério clínicos, testes rápidos e testes realizados em unidades privadas.