Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, chega ao Brasil para visitar fronteira com a Venezuela

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, desembarcou na tarde desta sexta-feira (18) na capital de Roraima, Boa Vista.

Pompeo vai conhecer o trabalho realizado pela Operação Acolhida, a força-tarefa criada pelo governo federal para receber os milhares de imigrantes e refugiados venezuelanos, que fogem da tirania provocada pelo ditador Nicolás Maduro.

Além de conversar com venezuelanos, Pompeo deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e com o governador de Roraima, Antonio Denarium (Sem Partido).

A expectativa é que eles tratem de possíveis parcerias que atraiam investimentos norte-americanos para o país e para o estado, e, principalmente, sobre a situação na Venezuela.

A visita de Pompeo ocorre no momento em que o governo dos Estados Unidos da América (EUA) estreita o cerco contra o ditador Maduro.

Em seu breve tour pela América do Sul, Pompeo visitará também Colômbia, Suriname e Guiana. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, já está em Boa Vista desde quarta-feira (16), preparando a chegada do secretário.

O roteiro divulgado à imprensa prevê que o secretário norte-americano visite o posto de identificação e triagem da operação Acolhida; a Instalação WASH (Água, Saneamento e Higiene) da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata – projeto que recebe financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento, e, na sequência, se reúna com autoridades federais e estaduais na Base Aérea de Boa Vista. Por fim, antes de embarcar com destino a Bogotá, na Colômbia, Pompeo deverá conceder uma entrevista à imprensa.