Governo Federal libera R$ 5 bilhões em crédito para empreendimentos turísticos; a maior liberação da história para o setor

O Governo Federal liberou, na última terça-feira (8), um crédito de R$ 5 bilhões para auxiliar empreendimentos turísticos. O recurso, publicado na Lei 14.051/20, é a maior liberação da história para o setor e será destinado aos prestadores de serviços turísticos que fazem parte do Cadastur.

O setor do turismo foi um dos mais afetados pelo isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus. O dinheiro poderá ser utilizado para auxiliar em projetos, equipamentos e capital de giro. O objetivo é proporcionar condições de manter as empresas e os empregos que elas geram até o retorno das vendas.

“A sanção da Lei pelo presidente Jair Bolsonaro apenas reafirma o compromisso do Governo Federal com o turismo nacional. Esses recursos são fundamentais para ajudar o setor até a retomada total das atividades e temos trabalhado muito para garantir que isso ocorra o mais rápido possível”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

As empresas das seguintes áreas poderão ter acesso ao crédito:

– Acampamento turístico;

– Agências de turismo;

– Meios de hospedagem;

– Parques temáticos;

– Transportadora turística;

– Casas de espetáculos e equipamentos de animação turística;

– Centro de convenções;

– Empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva;

– Empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos;

– Locadora de veículos;

– Organizador(a) de eventos;

– Prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos;

– Prestador especializado em segmentos turísticos;

– Restaurantes, cafeterias e bares.

Com informações, Ministério do Turismo.