Ex-médico da Casa Branca e da Marinha, Dr. Ronny Jackson, diz que Biden precisa de teste cognitivo: “Não está apto para a presidência”

O ex-médico da Casa Branca e contra-almirante aposentado da Marinha dos EUA, Dr. Ronny Jackson, disse na terça-feira (13) que o candidato presidencial democrata Joe Biden não está apto para o cargo de Presidente dos EUA e que deveria fazer um teste cognitivo antes de assumir o cargo.

Em uma entrevista a repórteres, Jackson disse que está convencido de que Biden “não tem capacidade mental” para ser o comandante-chefe, acrescentando que Biden “precisa de algum tipo de teste cognitivo” antes de assumir o papel. “Ele não está apto para esse trabalho [presidência]”, disse Jackson.

“Este não é o mesmo Joe Biden que conhecemos nos últimos 47 anos”, disse Jackson, apontando para gafes recentes que Biden cometeu, como esquecer ou misturar nomes, perder sua linha de pensamento e identificar incorretamente que tipo de campanha ele está concorrendo [presidencial].

Jackson serviu como médico da Casa Branca para os governos Obama e Trump de 2013 a 2018. Ele agora é um candidato republicano pelo 13º distrito do Texas na Câmara dos Representantes dos EUA.

“Isso é sério. Estamos escolhendo um comandante-chefe que deve estar cognitivamente no topo do jogo. E ele [Biden] realmente não está”, acrescentou Jackson.

Jackson ressaltou seus comentários sobre as habilidades cognitivas de Biden, dizendo que ele não estava fazendo uma avaliação médica, mas sim uma observação do cidadão.

“[Biden] não era meu paciente e nunca tive nada a ver com sua saúde. … Estou dizendo isso como um cidadão preocupado”, disse Jackson, acrescentando que tem experiência com deficiência cognitiva e como esses problemas começam.

“Algo está acontecendo aqui. Ele está tendo dias muito ruins sobre onde está”, disse Jackson. “Ele está tendo muita dificuldade de se concentrar na única tarefa em mãos, quando se levanta na frente dos eleitores e tenta explicar algo.”

O Presidente dos EUA, Donald Trump, repetidamente apontou os problemas observados nas habilidades mentais de Biden em anúncios de sua campanha e discursos.

Um vídeo (em Inglês) intitulado “What Happened to Joe Biden?” (O que aconteceu com Joe Biden?”) mostra imagens comparando Biden falando durante 2015 e 2016 e agora na campanha presidencial de 2020. As imagens anteriores apresentam um Biden mais enérgico, enquanto o último mostra Biden perdendo a linha de pensamento.

Em junho, Trump disse durante uma entrevista à Fox News: “Joe não está totalmente presente. Todo mundo sabe disso, e é triste quando você olha e vê.”