Estudo clínico de Israel mostra que suplemento inovador pode ser capaz de prevenir o agravamento dos pacientes de Covid-19

Um estudo clínico israelense mostra que um suplemento inovador, o ArtemiC, pode ser capaz de prevenir o agravamento dos pacientes de Covid-19. Os resultados provisórios de um ensaio clínico de fase 2, realizado em pacientes de COVID-19 no Hospital Hillel Yaffe, em Hadera, e no Hospital Escocês, em Nazareth, mostram que os pacientes que tomaram o suplemento não sofrem de complicações da doença, incluindo a dor e os danos físicos que caracterizam a COVID-19.

Em comparação, o grupo controle que não recebeu o suplemento está sofrendo de exacerbação dos sintomas no aparelho respiratório, a ponto de necessitar de ventilação, dores e ausência de melhora dos sintomas da doença.

ArtemiC é composto por ingredientes naturais e ainda está em processo de registro como medicamento. No entanto, já foi aprovado para comercialização como suplemento alimentar.

Os resultados provisórios do ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo de Fase II para tratamento anti-inflamatório usando ArtemiC em indivíduos diagnosticados como pacientes de COVID-19 mostraram que o suplemento atende a todos os seus estágios finais primários dos processos em relação à segurança e eficácia do tratamento nos primeiros 10 pacientes que o usaram.

É importante observar que esses resultados provisórios também atendem aos estágios finais primários dos processos da FDA de melhora clínica contínua e solução para os sintomas, e também de prevenção da necessidade de cuidados intensivos ou ventilação mecânica invasiva. Isso está de acordo com as diretrizes do FDA em relação à inclusão de critérios para o tratamento de pacientes com COVID-19 de alto risco.

De acordo com os resultados provisórios do estudo, entre outras coisas, o uso do suplemento também evitou a necessidade de anestesia e ventilação em pacientes de alto risco com história clínica complexa, como doenças renais, diabetes, e obesidade. É importante observar que os doentes que tomaram ArtemiC não sofreram quaisquer efeitos adversos, o que prova a segurança da sua utilização. ArtemiC é aplicado como spray sublingual.

Juntamente aos resultados pré-clínicos, os resultados provisórios sustentam a alta probabilidade de segurança e eficácia do ArtemiC como tratamento dos sintomas do COVID-19. Atualmente, o ensaio clínico de Fase IIb foi iniciado nos dois hospitais mencionados acima para continuar testando o efeito de ArtemiC e seus ingredientes – que incluem artemisinina (antimalárica), vitamina C, curcumina (anti-inflamatória) e boswellia seratta (anti-inflamatória)- em 19 pacientes de COVID-19.

Os vários ingredientes do ArtemiC foram cientificamente comprovados como tendo um efeito benéfico no sistema imunológico, na atividade anti-inflamatória, como um antioxidante, como um antibiótico e até mesmo como um medicamento antiviral. O principal obstáculo que impede o uso clínico desses ingredientes ativos é derivado de sua baixa solubilidade em água, e por causa disso, eles não foram absorvidos de forma eficiente pelo corpo. O ArtemiC inclui tecnologia inovadora que supera a dificuldade de solubilidade desses ingredientes em água e permite sua absorção eficiente no corpo a um grau que auxilia no tratamento eficaz.

Todas as informações recebidas dos dados da análise intermediária do ensaio de Fase IIa servirão à empresa para o planejamento dos ensaios clínicos de Fase IIb e Fase III, de acordo com os procedimentos e desfechos definidos com base nos ensaios pré-clínicos e nos resultados de Fase IIa. Estes resultados provisórios apoiam o plano pretendido da MGC Pharma para desenvolver um medicamento para pacientes de COVID-19.

Roby Zomer, um israelense que atua como cofundador e CEO da MGC Pharma, disse: “Estamos muito satisfeitos com os resultados provisórios da Fase II do ArtemiC, que, até agora, atenderam a todos os endpoints primários [estágios finais primários dos processos], ao mesmo tempo em que demonstraram segurança do tratamento em seres humanos.”

“Esses resultados, combinados com nossos resultados pré-clínicos recentes, são importantes para projetar os protocolos e marcadores para nosso próximo ensaio clínico de Fase IIb.”

O Dr. Elias Hillou, um pesquisador do ensaio clínico do Hillel Yaffe Medical Center, disse: “Em nosso hospital, tivemos muita experiência no tratamento de pacientes de COVID-19, como um dos hospitais líderes de tratamento em Israel”.

“Porém, infelizmente tivemos decepções recorrentes com o agravamento dos pacientes, sem ferramentas à nossa disposição para tratá-los com eficácia. A análise provisória deste estudo comprovou a segurança e eficácia do ArtemiC no tratamento de pacientes com COVID-19. Não observamos qualquer deterioração na condição clínica em pacientes que receberam o suplemento, em comparação com o grupo de placebo, no qual houve deterioração maciça em um paciente em estado crítico, necessitando de ECMO [Oxigenação por membrana extracorporal]. Nosso objetivo é tratar 50 pacientes de acordo com o protocolo clínico bem elaborado, esperançosamente para demonstrar a segurança e eficácia do ArtemiC na luta contra o vírus da COVID-19 e ajudar no tratamento eficaz de pacientes infectados.”

A Dra. Nadya Lisovoder, CEO da “Galilee Clinical Bio Research Ltda.,” que está gerenciando o estudo, disse: “Estamos muito felizes e orgulhosos de fazer parte deste importante projeto, que demonstrou que tem potencial para ajudar em o tratamento de pacientes afetados por COVID-19 e que tem implicações positivas para o gerenciamento do sistema de saúde na atual pandemia global, com a qual estamos lidando hoje”.

Eliron Yaron, CEO da Onassis Holdings, que é o comerciante autorizado do ArtemiC em Israel, Estados Unidos, China e países árabes, acrescentou: “De acordo com uma pesquisa Gallup nos Estados Unidos, um terço dos americanos se recusará a ser vacinado contra a COVID-19. Muitos não confiam em uma vacina que foi desenvolvida rapidamente. Claramente, essas pessoas preferem usar um suplemento de uma fonte natural que tenha sido comprovada como eficaz.”

“Atualmente, estamos preparados para recrutar outros investidores e profissionais de marketing em todo o mundo, a fim de aprofundar a atividade de marketing e distribuição do suplemento. Atualmente, o suplemento está disponível para compra imediata conosco, mas o fato de alguns dos ingredientes do medicamento serem produzidos a partir de ervas medicinais de difícil obtenção deve ser levado em consideração e, portanto, não podemos fornecer mais de 1 milhão de doses por mês durante o próximo período.”