Camaçari cria projeto para artistas durante a pandemia; inscrições terminam próximo dia 25

Camaçari criou um projeto para apoiar artistas locais durante a pandemia de coronavírus. A ideia foi lançada através de um edital que atenderá propostas artísticas e culturais e tem uma verba global de R$ 360 mil para investimento nas ações. O recurso virá do Fundo Cultural.

Quem quiser se inscrever precisa obedecer a alguns critérios, a exemplo da comprovação de residência no município por, no mínimo, dois anos. Cada candidato só poderá encaminhar uma proposta. As inscrições se encerram no dia 25 de maio e podem ser feitas através do portal da Prefeitura de Camaçari ou da página oficial da Secretaria de Cultura (secult.camacari.ba.gov.br/editais/).

 “A cultura e, principalmente, os nossos artistas são patrimônios e a gente, como governo, tem que criar meios para minimizar os impactos sofridos por conta desse momento difícil que o nosso município está passando. Acredito que esse edital chegou em boa hora e vai contribuir muito com a classe”, afirmou o prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo.

Segundo ele, a cidade é a primeira na Bahia a criar um projeto nessa linha e foi sondada por outros municípios da região que querem orientação para implantar uma iniciativa similar. 

A classe artística tem sofrido financeiramente com a proibição da realização de eventos presenciais. Com o projeto, a ideia é promover propostas de apresentação, formação ou outros conteúdos que possam ser executados e transmitidos por audiovisual, além de atividades presenciais que acontecerão quando chegar ao fim o Estado de Emergência em Saúde Pública em Camaçari.